domingo, 3 de outubro de 2010

Dentro do script: resultado do primeiro turno não foge das séries históricas.

OPINIÃO DO BLOG

Este blog nunca acreditou em pesquisas (quem duvidar, leia as postagens). Muito pelo contrário, quando mencionamos pesquisas eleitorais, foi na intençãode desconstituir farsas grosseiras, como as que sustentaram um suposto empate entre Dilma e Serra, antes do início do horário eleitoral na TV e no rádio. Cabe lembrar que, naquela ocasião, já havia outros instituros mostrando a virada de Dilma. Ontem, véspera da eleição, os institutos batiam cabeça e alegavam que não era possível prever se haveria segundo turno. Deram de 50% a 51% para Dilma, com margem de erro de 2 pontos. Desse jeito eu também acerto, sem ter que entrevistar um eleitor sequer.

O resultado era esperado. Historicamente, o candidato que fica em primeiro lugar na votação tem algo próximo de 45%, COMO OCORREU COM LULA EM 2002 E 2006 E OCORRE COM DILMA AGORA EM 2010.

O segundo colocado, geralmente, fica próximo de 35%, como ocorreu com Alckmin em 2006 e com Serra em 2002 e 2010.

O que define se haverá ou não segundo turno é a votação dos candidatos que ficam na terceira e quarta colocações na apuração. Em 2002 havia Ciro e Garotinho que, juntos, somaram cerca de 20% dos votos, próximo da votação que Marina teve hoje. Em 2006, Heloísa Helena teve mais de 10%, mas Alckmin teve melhor votação do que Serra teve hoje.

Resumo da Ópera: RESULTADO DO PRIMEIRO TURNO ABSOLUTAMENTE PREVISÍVEL. Não é preciso ser expert em política para perceber que:

1 - Pesquisa eleitoral é uma verdadeira farsa, em qualquer lugar da galáxia;

2 - Imaginar resultado diferente das séries históricas é acreditar em conto da carochinha;

3 - Historicamente, quem ganha o primeiro turno, liquida a fatura no segundo, com algo próximo dos 60%.

4- Nem Lula, com popularidade estratosférica, ganhou no primeiro turno;

5 - Sem decepção, sem surpresa. Previsível!

Tenho dito!

Em tempo:

- Acabei de ler no IG que o PSDB pensa em trocar o vice (o Índio) pela Marina (a do jatinho de 50 milhões de dólares) ou pelo Aécio (aquele de quem se fala que... Ah, deixa pra lá!). GARGALHEM! Marina,se tiver um mínimo de decência, acredito que tenha, não vai se bandear para a direita. Aécio, com a ambição de ser presidente em 2014, não vai deixar de ser a figura mais FESTEJADA da oposição, para ficar na sombra do Serra.

- Marina teve cerca de 30% dos votos no Rio. Os cariocas vão virar serristas? SÓ SE CHOVER DE BAIXO PARA CIMA!

Diógenes de Sínope

Nenhum comentário:

Postar um comentário